Carrefour Boicota Carne Brasileira

Por que Carrefour boicotou carne brasileira e depois pediu desculpas: entenda a polêmica

Há 4 horas

Uma decisão do grupo francês de varejo Carrefour de não vender carnes produzidas por países do Mercosul provocou uma crise junto ao setor agropecuário brasileiro — que reagiu com boicotes aos supermercados da marca no Brasil. Nesta terça-feira (26/11), o Carrefour recuou em sua posição e enviou um pedido de desculpas ao governo.

Na semana passada, o presidente do Carrefour, Alexandre Bompard, havia anunciado que o Carrefour estava se comprometendo a não mais vender carnes de países do Mercosul na França em protesto contra um acordo comercial que está sendo negociado entre o bloco sul-americano e a União Europeia.

Segundo ele, se o acordo for firmado, a França vai ser “inundada” com carne “que não atende às exigências e normas” do país.

No Brasil, a decisão do Carrefour provocou fortes reações. Alguns frigoríficos brasileiros passaram a boicotar as lojas brasileiras do Carrefour, se recusando a vender carne brasileira para esses supermercados, segundo relatos.

Associações de produtores de carne disseram que “se uma carne brasileira não serve para abastecer o Carrefour na França, é difícil entender como ela poderia ser considerada adequada para abastecer qualquer outro mercado”.

Matérias recomendadas

Mais Insites

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress